A Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE, promove nos dias e 16 deste mês, em Luanda, uma Conferência Nacional sobre Boa Governação.
Redacção
Sob o lema “Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor” nos dias 15 e 16 deste mês, a capital do país acolhe a conferência Nacional sobre Boa Governação, promovida pela Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE).
A transparência administrativa, ética e integridade, enquanto valores fundamentais de um Estado Democrático e de Direito, vão centralizar as abordagens do conclave e está no pacote das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, a serem assinalados a 11 de Novembro.
A Conferência Nacional sobre Boa Governação tem carácter importante para Angola, porque vai juntar gestores públicos e especialistas em Administração Pública para uma profunda reflexão sobre o nível de organização e funcionamento do sector Público.
A IGAE, enquanto órgão auxiliar do Presidente da República, acrescentou Venceslau Canjongo, considera oportuno trazer a debate a boa governação e práticas administrativas, cujo objectivo é o de alertar e consciencializar os funcionários públicos para a necessidade de maior rigor e disciplina na actuação laboral, sob pena de serem responsabilizados administrativa, civil ou criminalmente.
De acordo com o inspector-geral adjunto da IGAE, Venceslau Canjongo, serão debatidos à transparência, ética e à integridade em prol do bom funcionamento da Administração Pública.
De acordo ainda com o inspector-geral adjunto da IGAE, o evento vai permitir, também, um melhor alinhamento na materialização da Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção, assim como a Convenção da União Africana sobre a Prevenção e o Combate à Corrupção e a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, sem desprimor da Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação, reforçados pela Constituição da República.