A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou, na segunda-feira, 20, a realização, ao longo deste ano, de um concurso público direcionado para as novas províncias do Kuando e Moxico Leste, para dar resposta às especificidades pontuais na assistência médica e medicamentosa.
Redacção
As províncias do Kuando e Moxico Leste surgiram da implementação da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) no país, em que está contemplada igualmente a nova província de Icolo Bengo.
A titular da pasta de Saúde fez o anúncio em declarações à imprensa, no final de uma jornada laboral de algumas horas, de uma delegação interministerial, chefiada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.
Sem precisar quantos profissionais que serão contemplados, a ministra admitiu haver necessidade de reforçar as equipes de recursos humanos, através de um concurso público direcionado para o Cuando e Moxico Leste, bem como de alojamento e acomodação dos profissionais.
Sobre a montagem do hospital de campanha na capital do Cuando, Mavinga, Sílvia Lutucuta avançou que pretende-se garantir os serviços básicos médico-cirúrgicos para solução aos problemas da população.
Apontou como maior prioridade para Mavinga, inicialmente, o recrutamento de recursos humanos, montagem do hospital de campanha para a reabilitação do actual hospital municipal, melhor acomodado à direcção da saúde, gabinete provincial, em especial depósito de medicamentos para a formação dos técnicos locais.
Sílvia Lutucuta visitou o actual hospital municipal de Mavinga, a direcção municipal de saúde e o depósito de medicamentos.