
Os funcionários do Nouble Group, nas suas varias empresas recorreram ao Estado News para denunciaram as situações precárias em que se encontram naquela instituição, fundamentalmente no que concerne a situação social.
são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador).
Os trabalhadores das empresas Alimentos Saborosos, ABC cosméticos e future Group, todas elas pertencentes a Nouble Group, num total de mais de 500 trabalhadores, reclamam entre outras questões os míseros salários praticados naquela intituição.
Na Alimentos saborosos os salários, de acordo com os funcionários que falaram a nossa reportagem, são de 45 mil Kwanzas, na ABC cosméticos, , a fabrica de cremes e óleo da pele, o salário é de 40 mil Kwanzas, enquanto que n future grupo, fabrica de refrigerante o salário é igualmente de 40 mil kwanzas ao arrepio do Decreto presidencial n.152/24 que fixa para kz: 70.000.00, a soma mínima dos rendimentos que deve ser pago a um trabalhador pelo trabalho executado ou pelos serviços prestados durante o período de um mês.

“ Nós sabemos que agora o salário mínimo é 70 mil, o nosso chefe senhor Alberto Jack, diz que quem não concorda com este salário pode ir embora ou vai se queixar onde quiser”, denunciam os trabalhadores que preferem anonimato por temerem represálias.
Os trabalhadores reclamam igualmente descontos nos míseros salários que dizem não entenderem o sentido legal. “ somos descontados mensalmente 2 mil, kz que o chefe diz ser desconto de retenção da fonte, e igualmente nos descontam 3 mil kwanzas se não participarmos de uma reunião que acontece quinsenalmente, são coisa absurdas, não temos segurança social, nem transporte, com este salário imagina o sacrifício que somos obrigados a fazer, dentro de pouco tempo passaremos tal como os funcionários da Cidade da China a dormir ao relento, porque os que ganhamos não dá para cobrir as despesas” lamentam.
Exposição a produtos químicos
Os funcionários principalmente da empresa ABC cosméticos, que se dedica ao fabrico de creme e óleo da pele, denunciam a exposição de produtos químicos a que são submetidos, sem a devida proteção, correndo o risco de contraírem várias doenças, como doenças respiratórias crónicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.
“Estamos entregues ao risco, não temos contratos de trabalhos, não temos direito a seguro de saúde, portanto qualquer situação que ocorrer a nossa saúde, nem saberemos onde recorrer porquanto nenhum documento que prova o nosso vínculo laboral temos.
Quem é Alberto jack?
De acordo com os funcionários que acorreram ao Estado News, Alberto Jack, é um oficial das Forças Armadas Angolanas, supostamente acobreado por um general do Exército, que tem contrato com a Nouble Group para fornecer recursos humanos, principalmente mão de obra não qualificada, este nas reuniões que realiza com os funcionários, gaba-se do poder que tem, chegando mesmo a dizer que é intocável.
Suposto desconhecimento do Noble Group
O Estado News contactou a administração do Noble Group, na pessoa do administrador , identidade apenas por Amir, que depois de negar as acusações remeteu-nos ao advogado do Grupo identidade por Helder António.
Helder António disse ao Estado News não correspondem com a verdade as acusações, não passando de acções de pessoas mal intencional e que alguns dos quais já se encontram a responder processos crimes.
Questionado n eventualidade de tais factos corresponderem com a realidade, qual seria a posição do grupo, Helder António, Advogado em serviço respondeu, não comentamos hipótese, isto Ana acontece nas empresas do Grupo.
Entretanto uma funcionária do Noble Grupo., colocada na empresa Alimentos Saborosos, confirmou ao Estado News a realidade dos factos tendo argumentado que o Grupo recorre a estes serviços para evitar custos com segurança social, seguros e outros sendo do ponto de vista financeiro mais rentável para empresa e menos problemas com a inspecção do Trabalhos e outras questões legais que daí podem advir.
A Noble Group foi fundado pelo cidadão indiano Nazim Charania, nascido em 1974 em Gondal, Gujarat. Nazim Charania é igualmente Chefe de Missão e Consulado Honorário da Geórgia em Angola
No seu perfil Nazim Charania descreve que no cerne de sua filosofia está um profundo compromisso com a comunidade, o que contraste com a realidade a que passam estes os angolanos que labutam nas suas indústrias.