
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou ao princípio da noite desta terça-feira, a Bruxelas, onde deverá participar da 3.ª Reunião Ministerial Conjunta entre União Africana e a União Europeia, a ter lugar quarta-feira, no Reino da Bélgica.
Em nota de imprensa, o MIREX informa que o titular da pasta da diplomacia angolana é proveniente de Genebra, Suíça, onde integrou a delegação de Angola, chefiada pelo Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, convidado especial na 78.ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No aeroporto internacional de Bruxelas “Zaventem”, o ministro, que participa deste evento na qualidade de presidente do Conselho Executivo da União Africana, foi recebido pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola no Reino da Bélgica, Edgar Martins, e por diplomatas angolanos neste país.

O comunicado adianta que a agenda de trabalhos contempla amanhã (quarta-feira) uma intervenção do chefe da diplomacia angolana e vários encontros bilaterais à margem do evento com altas entidades ministeriais dos governos da União Europeia e da União Africana, com destaque para reuniões com os homólogos da Bélgica, Egipto, Líbia, Etiópia, Croácia, Grécia, Alemanha, e Dinamarca.
A 3.ª Reunião Ministerial Conjunta entre a União Africana (UA) e a União Europeia (UE) deverá reunir mais de 80 países, incluindo as lideranças da UA e da UE, e marcará o 25.º aniversário da parceria estratégica entre os dois blocos.
A reunião visa reforçar a cooperação em áreas como paz e segurança, desenvolvimento sustentável, comércio, investimentos e direitos humanos. Além disso, servirá como preparação para a 7.ª Cimeira UA-UE, prevista para ocorrer ainda este ano em África .
A parceria entre a UA e a UE remonta a primeiro Cimeira África–Europa, realizada em abril de 2000 no Cairo, República Árabe do Egipto.
Desde então, os dois blocos têm trabalhado juntos para promover o desenvolvimento e a estabilidade no continente africano.
A celebração dos 25 anos desta parceria inclui uma série de iniciativas para destacar os progressos alcançados e os desafios comuns enfrentados.