12 de Outubro, 2025

O governador provincial do Namibe, Archer Mangueira perde o controlo do conflito interétnico entre Muhumbi e Mucubais nos municípios do Camucuio e Cacimbas que resultou vítimas mortais.

Redacção

O Governo Provincial Do Namibe em vez de resolver o conflito através do diálogo entre os dois grupos étnico-linguístico, colocou a Polícia de Intervenção Rápida (PIR) no terreno e só agudizou a situação.
Segundo as fontes no terreno, estima-se em 20 pessoas do grupo étnico Muhumbi morto no primeiro conflito na manhã de hoje e em retaliação os Muhumbi esta tarde na sede do município do Camucuio assassinaram um Mucubal.
O Governo Provincial não pode nem deve resolver este problema tão antigo por meio da força, mas sim realizar um encontro com as autoridades tradicionais dos dois grupos étnicos de toda província do Namibe no município do Camucuio ou no município das Cacimbas para um diálogo franco, fraterno para acabar com o problema.
De acordo com as fontes a principal causa da rivalidade e conflito tem sido a terra para agricultura e a pastorícia.
Este problema não se resolve com as forças canstrenses no terreno, aliás, mesmo com a PIR no terreno hoje houve conflito que ceifou vidas humanas.
O mais triste nisso tudo é que o Governo Provincial procurou sempre ocultar o problema, esolvê-lo através de encontros teatrais e com discursos vazios.
Recomenda-se ao Governo Provincial do Namibe que a força da razão deve sobrepor-se à razão da força para a solução deste problema tão grave e antigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *