
A província de Luanda acolhe na próxima sexta-feira, 12, o acto de encerramento do processo de reintegração dos ex-militares licenciados das Forças Armadas, no quadro dos acordos de paz assinados em Bicesse, Lusaka, Luena e Namibe.
Inicialmente previsto para ser encerrado no quinquénio 2018-2022, o processo previa reintegrar 80.537 ex-militares, numa altura em que Luanda, capital do país, tinha 7.873 ex-militares registados no Instituto de Reintegração dos Ex-Militares (IRSEM).
Dados do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher apontam que dos 7.873 ex-militares que o IRSM tinha registado naquele período, em Luanda, um total de 1267 foram atendidos, no quadro da reintegração socioeconómica, sendo 341 a partir dos projectos executados pelo Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-Militares e 926 pelo Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza.
De acordo com aquele departamento ministerial, após o trabalho de recadastramento e actualização das metas, feito recentemente, com o apoio do Sistema de Informação para a Gestão (SIG), o número de ex-militares por reintegrar na província reduziu consideravelmente, faltando actualmente 38 ex-militares, todos na componente de moto-táxi.
O acto a ser presidido pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, vai contar igualmente com as presenças do Governador Provincial, Luís Nunes, dos Secretários de Estado para Protecção dos Objectivos Estratégicos, do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, e para a Acção Social do MASFAMU, Marques Correia e Dina Mayimona, respectivamente, ainda do Director Geral do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-Militares e do administrador Municipal de Cacuaco, além de outras entidades governamentais convidadas.
O evento, que começa às 9 horas de sexta-feira, 12, na Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social, situado na vila de Cacuaco, em Luanda, visa o encerramento do processo de reintegração social, económica e profissional dos ex-militares licenciados das Forças Armadas, no quadro dos Acordos de Paz.
O programa do evento, a que o Correio da Kianda teve acesso, prevê a entrega de kits de trabalho aos ex-militares e visita a exposição agrícola.
O Instituto de Reintegração dos Ex-Militares (IRSEM) é o órgão do Executivo responsável pelo asseguramento da implementação e do desenvolvimento da política de apoio à reintegração social, económica e profissional dos ex-militares licenciados das Forças Armadas, no quadro dos Acordos de Paz, assinados ao longo da história política de Angola, e executa a Estratégia do Executivo para a conclusão do processo de reintegração dos ex-militares, cuja orientação do Titular, devia ocorrer no quinquénio 2018-2022.
CK