Mbanza Kongo – Treze milhões e 600 mil kwanzas que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos quarta-feira, pela Polícia Fiscal Aduaneira, no município do Soyo, província do Zaire.
De acordo com o porta-voz da Delegação Provincial do Interior, Sérgio Afonso, em declarações hoje à imprensa, o montante, em posse de um cidadão nacional, foi apreendido no posto fronteiriço de Kimbumba.
Acrescentou que o mesmo pretendia levar o referido valor camuflado num saco preto para a vizinha RDC para fins inconfessos.
Explicou que a apreensão resulta de um acto de revisão de bagagem que o cidadão em causa levava, pelos efectivos do Posto Fiscal Fluvial Aduaneira do Kimbumba.
“O referido cidadão incorre no crime de fraude no transporte de moeda nacional para o exterior, previsto e punível nos termos do nº 1 do artigo 464º, do Código Penal”, esclareceu.
Informou que o processo deste cidadão corre seus trâmites legais, ao passo que o dinheiro apreendido foi depositado na Conta Única do Tesouro (CUT) no município do Soyo.
Esta é a primeira apreensão de avultadas somas em moeda nacional, com destino a RDC que a Polícia Nacional no Zaire efectua, desde o princípio do ano em curso.
ANGOP