O Presidente da República de Angola, João Lourenço, saudou oficialmente a presidência do G20 assumida pela África do Sul, destacando o marco histórico de ser a primeira vez que um país africano lidera o grupo das maiores economias do mundo. Para o Chefe de Estado, esta liderança pode redefinir o papel de África no sistema multilateral.
Num comunicado emitido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, a que o Estado News teve acesso neste sábado, (22), João Lourenço destacou o tema escolhido por Pretória, “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade” – como uma afirmação da filosofia africana do Ubuntu (“Eu sou porque tu és”), defendendo ações multilaterais baseadas na cooperação e interdependência.
“A presidência sul-africana do G20 é a que vai trazer ao de cima as prioridades africanas”, realça o documento.
O presidente considera que a integração africana no G20 deve caminhar alinhada com:
Agenda 2063 da União Africana;
Agenda 2030 das Nações Unidas;
Reformas globais que beneficiem os países em desenvolvimento.
Segundo João Lourenço, a presença africana no G20 representa uma nova posição estratégica para o continente no cenário mundial.
O estadista angolano defende que África deve financiar o seu próprio desenvolvimento, numa altura em que a Ajuda Pública ao Desenvolvimento está em forte redução.
O Presidente valoriza:
A criação de Instituições Financeiras da União Africana, a redução da dependência externa, o fortalecimento da resiliência fiscal dos Estados africanos
João Lourenço volta a enfatizar a importância da transformação e diversificação económica como proteção contra choques externos. Destaca ainda:
O presidente da república exortou o G20 a reconhecer estas iniciativas como pilares da estabilidade económica global, e não apenas como ambições africanas.
João Lourenço conclui alertando para a necessidade de mobilização interna de recursos, reforçando que o fortalecimento da capacidade orçamental dos Estados africanos é essencial para uma verdadeira resiliência e soberania económica do continente.

