16 de Dezembro, 2025

A três dias do início do XIV Congresso Ordinário, a UNITA assegurou que todas as condições logísticas e organizativas estão criadas para a realização do evento, marcado para arrancar no dia 28 de Novembro. A garantia foi dada pelo responsável da Comissão Organizadora, Ruben Sicato que afirmou ter cumprido integralmente o cronograma estabelecido e que o processo eleitoral interno decorrerá “com normalidade e legitimidade”.

 

 

O Congresso foi convocado a 30 de Agosto pelo Presidente da UNITA, após auscultação da Comissão Política, conforme previsto nos Estatutos. Desde então, foi criada uma Comissão Organizadora, que acompanhou os preparativos até à sua conclusão.

 

Ruben Sicato adiantou que as conferências preparatórias decorreram em todo o território nacional, onde os militantes analisaram temas relevantes para o futuro do partido, incluindo o formato eleitoral a adoptar antes das eleições gerais de 2027 e propostas de revisão dos Estatutos. Nessas reuniões foram igualmente eleitos os delegados ao Congresso e os candidatos à Comissão Política.

 

 

“O processo de eleição do Presidente da UNITA segue em conformidade com os documentos reitores do partido. Os dois candidatos cumpriram o período de campanha, percorrendo diversas províncias para apresentar as suas propostas aos delegados”, referiu.

 

A campanha eleitoral termina oficialmente amanhã, 26 de Novembro. Os 1251 delegados previstos são os únicos eleitores e, segundo a Comissão Organizadora, possuem plena legitimidade para eleger o próximo líder do partido, representando milhões de militantes dentro e fora de Angola.

 

Ruben Sicato adiantou também que durante a preparação do evento, tanto o Conselho Nacional de Ética como o Conselho Nacional de Jurisdição e Auditoria estiveram ativos e foram chamados a intervir em várias ocasiões, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas e a resolução de eventuais conflitos internos.

 

De acordo com a organização, a agenda oficial segue as datas:

 

28 de Novembro – abertura formal e debate interno entre os candidatos (será à porta fechada);

29 de Novembro: trabalhos em Comissões e sessões plenárias;

30 de Novembro: realização do acto eleitoral para a escolha do Presidente do Partido.

 

A Comissão Eleitoral confirmou que os cadernos eleitorais serão publicados no dia 28, para que os delegados possam saber antecipadamente em que cabine votar. Observadores serão admitidos para acompanhar o processo.

 

A organização destacou que o Congresso reafirmará o compromisso da UNITA com a democracia interna:

 

“Não temos dúvidas de que a nossa lâmpada não se apaga. Os angolanos sabem que a UNITA é um partido democrático. E desejamos que os outros partidos também aprofundem a sua democracia. Acontecendo assim, será o país a ganhar”, destacou.

 

Segundo a Comissão Organizadora, o Congresso representa um momento de aprendizagem e afirmação política, onde os militantes demonstram que são eles a decidir o rumo do partido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *