O ministro do Planejamento, Victor Guilherme, destacou, esta segunda-feira, no Fórum Mundial de Davos, na Suíça, os investimentos em infra-estruturas de saúde realizados pelo Executivo angolano.
Victor Guilherme falava na abertura da sessão subordinando ao tema: “O surgimento de uma nova arquitectura mundial de saúde”.
O ministro realçou, igualmente, que o Executivo angolano tem apostado na construção de hospitais de referência e de especialidade, ao mesmo tempo investe na formação de profissionais de saúde, com o objectivo de expandir e melhorar o Sistema Nacional de Saúde.
“Tais iniciativas permitiram a melhoria do sistema nacional de saúde, particularmente de saúde materna e infantil, é significativa, sendo que a mortalidade infantil caiu de 44 para 32 por 1.000 nados vivos, a mortalidade de menores de 5 anos passou de 68 para 52 por 1.000 nados vivos e a mortalidade materna de 239 para 170 por 10.000 nados vivos”, assinalou.
Estes resultados, disse, têm sido possíveis ainda com a ajuda de parceiros de cooperação para o desenvolvimento, com destaque para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Iniciativa Global para Vacinas e Imunização (GAVI), Fundo Global, dentre outras.
Segundo o titular do Planeamento, prevalecem ainda desafios, em relação aos quais o Governo de Angola está a estudar modelos de Parcerias Público Privadas para a gestão e requalificação de infra-estruturas hospitalares e a construção de novas unidades.
Obrigado.


