3 de Fevereiro, 2026

 

O Secretariado do Comité Provincial da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), em Luanda, anunciou esta segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026, a suspensão de todas as actividades políticas de massas na capital do país, até à realização da V Sessão Ordinária do Comité Central do partido.

 

A decisão consta de uma Declaração Política saída de uma sessão extraordinária do Secretariado Provincial, convocada em função do que a estrutura classifica como um clima de insatisfação entre os militantes, resultante do adiamento indefinido da reunião do Comité Central, alegadamente por escassez de recursos financeiros.

 

No documento, a FNLA em Luanda exorta militantes, simpatizantes e amigos do partido a não participarem em quaisquer actividades políticas convocadas na província sem prévia comunicação do Secretariado Provincial, sublinhando a necessidade de respeito pela hierarquia partidária.

 

O Secretariado Provincial condena ainda, de forma veemente, qualquer iniciativa que vise usurpar competências e poderes do executivo provincial do partido, acusando certos indivíduos de agirem com interesses alheios à vontade colectiva da organização.

 

A nota adverte igualmente que qualquer actividade realizada à revelia do Secretariado Provincial poderá acarretar consequências estatutárias graves, reforçando a disciplina interna como princípio orientador da actuação partidária.

 

A FNLA garante que as restrições vigoram apenas até à realização da V Sessão Ordinária do Comité Central, momento em que deverão ser avaliados os próximos passos da organização política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *