17 de Fevereiro, 2026

 

A Juventude de Renovação Social (JURS), braço juvenil do Partido de Renovação Social (PRS), no Huambo, realizou neste domingo, 15 de Fevereiro, uma palestra subordinada ao tema: os desafios actuais da juventude e as perspectivas políticas rumo a 2027.

O evento reuniu jovens, membros da sociedade civil e dirigentes do partido, com o objectivo de incentivar uma maior participação juvenil na vida política e social do país.

O primeiro painel foi orientado pelo economista e docente universitário, Tchimbilundu de Paiva, que destacou a importância do envolvimento activo dos jovens na política, não apenas no seio dos partidos, mas também na sociedade em geral. O académico apelou à valorização da angolanidade, da ética e da moral como pilares fundamentais para o fortalecimento da nação.

Segundo o prelector, a unidade e a coesão nacional são factores determinantes para o desenvolvimento do país, defendendo que o jovem deve conhecer e exercer os seus direitos e deveres na sociedade. Tchimbilundu de Paiva considerou ainda a JURS como “viveiro” para a continuidade do legado preservado pelo PRS ao longo dos seus 35 anos de existência, sublinhando que o partido resistiu no panorama político nacional, a par dos históricos movimentos de libertação (FNLA, MPLA e UNITA). Apelou, igualmente, ao respeito entre os partidos legalmente constituídos, como base para o fortalecimento da democracia.

O segundo painel foi conduzido pelo Secretário Nacional da JURS, Jaime Vunge, que exortou os militantes a intensificarem o trabalho de mobilização e divulgação da imagem do partido e da sua liderança. O dirigente alertou para a necessidade de maior empenho com vista aos desafios eleitorais de 2027, sublinhando que o alcance dos objectivos traçados depende do compromisso e dedicação da juventude.

Na ocasião, o Secretário Provincial do PRS no Huambo, Soliya Selende, convidado a acompanhar a actividade, agradeceu aos palestrantes e incentivou os jovens a manterem a esperança e a focarem-se na construção de um futuro melhor.

A iniciativa enquadra-se no plano de dinamização política da JURS na província, numa altura em que os partidos intensificam reflexões estratégicas com vista aos próximos desafios eleitorais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *