Os estudantes do 5.º ano do curso de Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Belas (UNIBELAS) realizaram, no âmbito das actividades de extensão universitária, cerca de 17 acções ligadas à saúde oral em centros médicos, infantis, igrejas, mercados, empresas e escolas.
Como encerramento dessas iniciativas, a instituição promoveu, nesta quarta-feira, 24 de Junho, uma feira de saúde com consultas dentárias gratuitas e aconselhamento sobre higiene bucal.


Segundo o coordenador geral do curso de Medicina Dentária, Avelino Tiago, a feira universitária de saúde visa aproximar os serviços da faculdade às comunidades do município de Belas, em particular para as populações do Benfica e arredores.
O responsável acrescentou ainda que se trata de uma actividade multissectorial, com perspectivas de expansão para outros municípios da província de Luanda.

Por sua vez, alguns estudantes ouvidos pelo Estado News destacaram que a iniciativa partiu do docente da cadeira de Projecto Social, a quem enalteceram pela organização do projecto.
Os finalistas sublinharam que o objectivo principal é promover hábitos para cuidar da higiene oral e incentivar a população a realizar consultas regulares, evitando procurar assistência apenas em casos de dor, prevenindo assim doenças do foro oral.

Já alguns cidadãos que beneficiaram das consultas gratuitas elogiaram a iniciativa e destacaram a importância dos cuidados regulares com a saúde dentária.
A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Belas está localizada no município de Belas, província de Luanda.


