Outubro 7, 2024

Lubango – Taxistas e moto-taxistas da Huíla começaram nesta terça-feira a receber os cartões que subvencionam o custo da gasolina e voltaram a praticar o preço de 150 kwanzas à corrida, contra os 200 cobrados desde a alteração desse derivado do petróleo.

Na Huíla foram licenciados na campanha de cadastramento massivo 16 mil e 40 moto-taxistas 65 táxis, que se juntam aos mil 211 antes autorizados a exercer a actividade, assim como 75 turismos (gira-bairro).  

Ao todo chegaram à Huíla, no primeiro lote, mil e 57 cartões, número aquém da demanda, mas o contacto com a entidade bancária continua para que sejam emitidos os restantes, disse a directora dos transportes e mobilidade urbana, Gracinda Gonçalves.  

Falando no acto de entrega, no princípio da noite de terça-feira, a responsável informou que os cartões estão carregados e serão entregues às administrações municipais, onde os beneficiários os vão levantar.

Alberto Kapeia, o primeiro taxista a receber o benefício, admitiu que “foram dias difíceis”, mas sente-se feliz porque voltou a abastecer ao preço anterior, para o bem da população.

O moto-taxista Lino Chivinda disse ser o cumprimento de uma promessa do Governo e que já comprovou, abastecendo a sua motorizada e apelou os colegas a aderirem ao licenciamento, “porque a realidade se faz sentir”.

Já o delegado da Associação de Moto-taxistas e Transportadores de Angola (AMOTRANG), Alberto Daniel, admitiu que “a classe está feliz” com a concretização desse processo “que demorou”, apelando à calma aos que ainda não foram contemplados nessa fase devido à falta de licenciamento.

Fez saber que a partir de hoje, quarta-feira, estão já a ser entregues os cartões nas administrações municipais, onde estão afixadas listas dos beneficiários.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *