
Um Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética da África Central (CEREEAC), foi inaugurado, sexta-feira, em Luanda, pelo ministro Energia e Águas, João Baptista Borges.
O referido centro é uma instituição especializada da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), tendo como missão assegurar a coordenação da implementação da política da CEEAC sobre energias renováveis e eficiência energética e promover a criação de um mercado CEEAC integrado e inclusivo para produtos e serviços relacionados.
O CEREEAC resultou da reunião dos ministros responsáveis pela energia dos Estados membros da CEEAC, realizada a 3 de Junho de 2021 e conta com o apoio da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).
As vantagens para Angola com o funcionamento deste centro são muitas, sendo que o mesmo irá proporcionar o aprofundamento das relações de cooperação na área técnica e sócio-económica no domínio das energias renováveis entre os Estados da CEEAC.
JA