Outubro 6, 2024

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou hoje que o mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra, “é justificado”.

Joe Biden, que falava à comunicação social na Casa Branca, recordou que aquela instituição judicial não é reconhecida pelos Estados Unidos, mas considerou que a sua decisão de emitir tal mandado envia, no entanto, “um sinal muito forte”, escreve a Lusa. 

O TPI emitiu um mandado de detenção contra Putin por crimes de guerra, pelo alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia.

No comunicado, o Tribunal Penal Internacional acusa o estadista de ser “alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”.

Em causa estarão milhares de crianças ucranianas institucionalizadas que foram transportadas à força para a Rússia ou para territórios ocupados, sublinha a mesma fonte. 

JA Online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *