Janeiro 5, 2025

Nova Iorque – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, elogiou, na terça-feira, os esforços de Angola na busca de soluções para a paz e estabilidade regional.

Segundo António Guterres, o envio de tropas por parte de Angola constitui uma contribuição significativa para o alcance da paz e estabilidade na República Democrática do Congo (RDC) e consequentemente na sub-região.

Na qualidade de mediador do conflito no Leste da RDC, o Chefe de Estado angolano levou as partes a um entendimento que resultou num acordo de cessar-fogo naquela região, desde 7 de Março deste ano.

Para garantir o cumprimento do acordo, a Assembleia Nacional aprovou, a pedido do Presidente da República, por unanimidade, o envio de um contingente de 500 soldados para a República Democrática do Congo (RDC).

A missão angolana deve assegurar as áreas de acantonamento dos elementos do M23 e proteger os integrantes do mecanismo Ad-Hoc de verificação, na sequência do cessar-fogo entre as tropas governamentais e os rebeldes.

António Guterres, que falava na cerimónia de cumprimentos de despedida da embaixadora de Angola junto da ONU, Maria de Jesus Ferreira, que se encontra em fim de missão, aproveitou ainda a ocasião para felicitar a diplomata pelo trabalho que desempenhou durante o seu mandato.

Por seu turno, a embaixadora Maria de Jesus Ferreira, agradeceu ao Secretário-geral da ONU e à sua equipa pelo apoio prestado durante o seu mandato.

A diplomata enalteceu os esforços do Secretário-Geral da ONU pelo seu engajamento na busca de soluções para a paz e estabilidade mundiais, assim como as diversas reformas que tem implementado dentro do sistema da ONU.

Maria de Jesus Ferreira reiterou o compromisso de Angola com a paz e segurança internacional, sobretudo a nível do Continente africano, destacando a aprovação pela Assembleia Nacional, a pedido do Presidente João Lourenço, do envio de um contingente para a RDC, por um período de um ano, a ser renovado, caso seja necessário.

A diplomata informou que durante o período transitório, até a chegada do novo Embaixador e Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, estará à frente da missão, o representante permanente Adjunto, embaixador João Gimolieca.

Maria de Jesus Ferreira desempenhou a função de Representante Permanente junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, de Fevereiro de 2018 a Março de 2023.

A diplomata vai desempenhar a mesma função na República Portuguesa.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *