Golungo Alto – O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, inaugurou, esta quinta-feira, no município do Golungo Alto, a 57 quilómetros de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, uma subestação de energia eléctrica com capacidade para 32 megawatts (MW).
A infra-estrutura contempla uma linha de transmissão de 60 kilowats (Kv), conectada à subestação de Ndalatando, com uma potência instalada de 40 MVA e uma potência disponível de 32 MW e várias células de média tensão.
A referida subestação vai reforçar o abastecimento de energia aos municípios do Golungo Alto e Ngonguembo, que já beneficiam deste serviço, bem como a comuna da Canhoca, no município de Cazengo, devendo beneficiar um universo de três mil famílias.
Em declarações à imprensa, o ministro disse que a infra-estrutura consta das estratégias do Executivo de expansão do sistema de distribuição de electricidade em todo país, que prevê uma cobertura de 50 por cento da população do país, até 2025.
Para a construção do empreendimento, na sede municipal do Golungo Alto, foram investidos 88 milhões de euros.
Com este projecto, o Cuanza Norte torna-se na segunda província do país, depois de Luanda, com todas as sedes municipais electrificadas.
A província beneficia, actualmente, do fornecimento de energia eléctrica a partir das barragens de Cambambe, Capanda e Laúca, asseguradas por quatro subestações que abastecem de forma ininterrupta os 10 municípios.