Lubango – As províncias do Bengo, Bié e Cuanza Sul venceram nesta sexta-feira a primeira edição da Gala do Campo, um evento que premeia a organização de eventos de deste seguimento, numa promoçao do Ministério da Indústria e Comércio.
Nesta primeira edição, as premeações foram atribuídas às direcções provinciais que se dedicaram a organizar as “Feiras do Campo”, sendo que o Bengo venceu o prémio de Performance Rural, o Bié de Inovação e Criatividade, ao passo que o Cuanza Sul recebeu o prémio Mérito Rural, este último considerado o prémio de destaque.
As províncias beneficiárias agradeceram o reconhecimento, pelo que comprometeram-se a continuar a trabalhar em incentivos para a promoção da produção nacional, sua valorização, bem como o escoamento, junto de todos os actores envolvidos na cadeia.
Ao falar na Gala, o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, afirmou que o objectivo da criação da premiação, com periodicidade anual é reconhecer o desempenho de todos agentes que se dedicam não só a produzirem, mas também a comercializar os produtos do campo, permitindo que os cidadãos tenham comida saudável sobre as mesas e a preço competitivo.
“Se olharmos para a actividade produtiva e geradora de renda com objectivos a longo prazo, seremos capazes de transformar Angola”, manifestou.
Declarou que a Gala do Campo representa um incentivo para que os agentes produtivos e comerciais continuem a trabalhar porque o solo angolano, assim como o mar, têm tudo e deve ser aproveitado.
A província da Huíla destacou-se em segundo lugar na categoria de Prémio Inovação e Criatividade.
Na categoria de Performance Rural, o ministério reconhece o poder da criatividade aplicada aos desafios reais que moldam o futuro do comércio rural, a consistência na realização massiva da Feira de Escoamento de Produtos do Campo a nível de todos os municípios da província.
A premiação de Inovação e Criatividade é reconhecida as províncias que fazem da inovação um legado, no âmbito do comércio rural. Reconhecer as cooperativas, associações agrícolas e de comercialização, agricultores empresariais e familiares que contribuem para inovação (produção de embalagens para produtos do campo, máquinas de processamento alimentar e outros).
Já no Mérito Rural valoriza-se a dedicação, assiduidade, e o esforço no trabalho e desempenho que o Governo Provincial e o Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, teve no quadro da promoção dos produtos nacionais, a favor das cooperativas, associações agrícolas e de comercialização, agricultores empresariais e familiares.
Para esta categoria será premiada apenas uma província, por representar o volume de negócio gerado nano campo, a qualidade na apresentação dos produtos, melhor apresentação da infra-estrutura que acolhe a feira e o número de edições.