O Petro de Luanda venceu, este sábado, a partida referente à 27.ª do Girabola, na cidade do Dundo, frente ao Sagrada Esperança, por 2-1, e está mais perto do bicampeonato.
Os golos dos petrolíferos foram apontados por Jaredi aos 35 minutos e por Gilberto aos 45 minutos.
Naquela que seria apenas mais uma tarde de futebol, na província da Lunda-Norte, terminou, no entanto, com o espectáculo manchado, após o encontro ser interrompido, com incidentes registados no final da primeira parte, devido a protestos por parte dos adeptos locais contra o árbitro da partida, José Chitumba, que anulou o golo da equipa da casa, aos 43 minutos.
Para o relvado foram arremessados objectos, instalando-se um clima tenso que obrigou a intervenção policial e a que fosse utilizado o gás lacrimogéneo para dispersar os insurgentes, provocando dezenas de desmaios nas bancadas, que se encontravam no interior do Estádio do Sagrada Esperança e atrasando a retoma do jogo em 30 minutos.
Mais de 40 adeptos ficaram intoxicados e tiveram de ser evacuados para o Hospital Central do Dundo, soube o JA Online junto da equipa de enfermeiros de serviço.
A mesma fonte adianta que os espectadores tiveram de ser assistidos na unidade sanitária, tendo dado entrada, posteriormente, no banco de urgências, e que já estão a receber alta aos poucos.
Depois de todo o aparato, a segunda parte retomou e o golo de honra dos diamantíferos viria mesmo a chegar, por intermédio de Luís Tati, mas somente aos 90+2.
Com este resultado, a três jornadas do fim do Girabola, o Petro de Luanda é líder isolado com 61 pontos, enquanto o 1.º de Agosto, que foi derrotado pela Académica do Lobito, no Estádio do Buraco, em Benguela, por 0-1, tem 57, ocupando a segunda posição da tabela e o Sagrada Esperança está em terceiro, com 46..
JA