Outubro 6, 2024

Os jovens na província do Cuando Cubango aplaudem a iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, ligada à autorização para a construção de uma nova centralidade em Menongue, com três mil residências, através de financiamento de mais de 467 milhões de dólares, soube o Jornal de Angola.

A reacção ao Decreto Presidencial de 14 de Abril número 68/23 de 14 de Abril que aprova a construção das três mil residências, no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e habitação, foi manifestada durante o acto de encerramento da Jornada Abril Jovem, presidida pelo governador provincial, José Martins, no sábado, na cidade de Menongue.

José  Martins afirmou durante a sua intervenção que a cidade de Menongue que actualmente conta com uma população estimada em mais de 300 mil habitantes,  e que os 212 apartamentos, que estão a ser construídos na centralidade do Tucuve, não correspondem  ainda à procura e necessidade da população. O governador assegurou que é por este facto que o Presidente da República, João Lourenço ,respondeu à inquietação dos sucessivos apelos não só do Governo local, mas também das populações que diariamente clamavam por melhores condições de habitabilidade.

O número um da província realçou que outra solução passa pela implementação do processo de loteamento para construção dirigida para facilitar os que preferem ou pretendem fazer uma residência social ao seu alcance financeiro.

Para tal, o governador foi categórico a reafirmar que as três mil casas vão ser distribuídas em todos os nove  municípios e comunas de forma equilibrada, pois que, actualmente, muitas localidades estão sem as mínimas condições de alojamento para os quadros que são colocados no interior da província, principalmente as de difícil acesso.

José Martins recomendou às administrações municipais para se absterem da burocracia na atribuição de lotes  para facilitar  a auto-construção  dirigida por parte dos interessados.

Sublinhou  que um outro quesito tem a ver com a questão  do ensino público e face a esta realidade o Governo local e o Ministério do Ensino Superior  já estão a traçar mecanismos administrativos e técnicos para que obras do Pólo Universitário de Menongue, que estão paralisadas há mais de sete anos, sejam retomadas em breve.

José Martins apelou aos jovens a serem mais comprometidos com os valores da pátria, respeito pelas instituições, pelas leis, fraternidade e solidariedade, numa altura em que se registam alguns actos de vandalismo de bens públicos, sobretudo a destruição de postos de iluminação pública, roubo de portas e janelas dos postos de saúde e escolas, cabos de fibra óptica.

Estes actos, disse o governador, têm condicionado o pleno funcionamento destes serviços para o benefício das populações, particularmente na periferia e aldeias onde não há fornecimento de energia eléctrica.

“Todos os angolanos têm a necessidade de salvaguardar os bens públicos que são  financiados  com enormes recursos financeiros adquiridos com muito sacrifício”, exortou o responsável.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *