Janeiro 10, 2025

Menongue – Duzentos técnicos de saúde do Cuando Cuando participam desde quinta-feira, em Menongue, nas XIV jornadas científicas da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA), para, entre vários assuntos, aprimorarem conhecimentos sobre melhorias dos cuidados primários, para humanizar o sector.

No evento, a decorrer até sábado, com o tema “Nossos enfermeiros, nosso futuro”, os participantes vão reflectir sobre a qualidade dos cuidados primários, o papel dos profissionais de enfermagem no sistema nacional de saúde, bem como compreender o significado prático social dos especialistas.

Os participantes terão igualmente a oportunidade de entender a situação epidemiológica da província do Cuando Cubango, os princípios éticos e deontológicos nos cuidados de saúde primários, a importância da informação, educação e comunicação na comunidade, bem como o nível de adesão das gestantes às consultas pré-natais.

Os participantes às XIV jornadas científicas vão igualmente abordar a importância da municipalização nos cuidados de saúde primários, programa de vacinação na atenção primária, assim como protocolos de enfermagem na atenção primária.

O acto de abertura foi orientado pelo director do gabinete provincial da Saúde do Cuando Cubango, João Chihinga, que reconheceu o papel desempenhado pelos enfermeiros, que têm cumprido cabalmente com as suas obrigações, prestando um serviço personalizado e humanizado no interesse do bem-estar da população.

Disse que os profissionais de forma inclusiva e imparcial têm pautado pelos princípios deontológico, sem olhar pela condição social, origem étnica, ideologia política, credo religioso, orientação sexual, idade, ou qualquer outro tipo de descriminação.

O responsável lembrou que as jornadas científicas são sempre um momento particular, por acarretarem um conjunto de conteúdos e conhecimentos úteis que servem de orientação no cumprimento das obrigações diárias, pois fomentam a troca de experiência e a conquista de novas competências capazes de tomar o enfermeiro cada vez mais preparado para responder os desafios da enfermagem moderna.

O director da saúde apelou aos enfermeiros no sentido de continuarem a pautar por uma conduta exemplar e imaculada no cumprimento das tarefas quotidianas, respeitando acima de tudo a vida humana e todos os princípios e códigos de ética e deontologia profissional.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *