Com vista a reforçar as relações de cooperação bilateral entre Angola e o Níger, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve encontros de alto nível, em Niamey, com os responsáveis dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, e da Indústria e Empresariado Juvenil deste país africano.
Numa curta visita de trabalho à capital nigerina, na última sexta-feira, o chefe da diplomacia angolana realizou, de forma separada, duas audiências para abordar questões de interesse comum, conforme o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
Na mesma ocasião, Téte António analisou com os homólogos deste país a necessidade de se relançar o mecanismo de consultas políticas entre as partes, bem como o reforço da cooperação empresarial e económica, baseada nas potencialidades e vantagens comparativas que cada economia oferece.
A 17 de Outubro de 2022, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu uma mensagem do seu homólogo nigerino, Mohamed Bazoum, que, entre outros aspectos, reiterou ver cimentadas e consolidadas as relações entre dois os países.
Na missiva, entregue por Salamatou Gourouza Magagi, ministra da Indústria e Empreendedorismo Juvenil, na qualidade de enviada especial, Angola foi convidada a participar das duas cimeiras africanas, em Niamey, para analisar a industrialização do continente e a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA). Com uma população estimada em 25 milhões de habitantes, o Níger é um país encravado, situado na África Ocidental, e com um grande potencial no ramo da Agropecuária, possuindo importantes reservas de minerais preciosos como ouro, titânio, fosfato, cobre e ferro, sendo, igualmente, o sexto produtor mundial de urânio.
Recentemente, foram feitas importantes descobertas de hidrocarbonetos, tendo o país uma produção de 20 mil barris/dia, prevendo que ascenda aos 300 mil barris/dia, em 2030.
JA