A Administração Geral Tributária (AGT), prevê este ano, aumentar o número de postos de atendimento fiscais na província da Lunda Norte, visando maior arrecadação de receitas para o Estado e o combate à fuga ao fisco.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, no Dundo, pelo chefe da repartição fiscal do Chitato, Pedro Dinis, sublinhando que os postos serão abertos nos municípios do Cambulo, Cuango e Chitato, devido ao volume de negócio.
Disse que pretende-se com a expansão dos serviços na Lunda Norte, combater a fuga ao fisco, contrabando de mercadorias, aumentar a arrecadação fiscal.
Acrescentou que decorre o processo de melhorias das condições de trabalho e de fiscalização nos postos fronteiriços do Furi-3, Itanda e Tchicolondo.
Até Março deste ano, a meta da AGT apontava para uma arrecadação de sete mil milhões de kwanzas, contra os seis mil milhões do 2022.
Nós últimos dois anos, a AGT arrecadou 18,8 mil milhões de kwanzas, valores que ultrapassaram as metas previstas que eram de 8,6 mil milhões de kwanzas.
A maior arrecadação registou-se em 2022, um total de 9,7 mil milhões de Kwanzas.
Actualmente, a província da Lunda Norte conta com três postos de arrecadação fiscal no Chitato, Lucapa e Cuango.
ANGOP