Fevereiro 25, 2024

A Associação de Prevenção e Combate à Sinistralidade Rodoviária (ABC) promove, desde segunda-feira, em Luanda, uma campanha de sensibilização contra o combate aos acidentes de viação.

A actividade, com a duração de 30 dias, tem como objectivo principal a sensibilização dos automobilistas de forma a evitar o elevado número de mortes causadas pelos sinistros.

Sob lema “ Zero Acidente é a Nossa Meta”, a mesma se insere no programa alusivo ao terceiro aniversário da organização, a assinalar-se a 1 de Agosto.

Em declarações à ANGOP, o presidente da associação, Geraldo Wanga, é de opinião que  o problema da sinistralidade é nacional e requer o empenho das comunidades e das autoridades para trazer paz nas estradas.

O responsável salientou que a negligência tem sido, na maioria das vezes, a principal causa nos acidentes de viação e continuam a representar um grave problema nos domínios económico e social.

 Tendo em conta o número de vítimas, com maior destaque para os jovens, defendeu a promoção da mudança de comportamento dos utentes da estrada.

A realização de palestras nas instituições de ensino e encontros com automobilistas e peões em paragens fazem parte da campanha.

Em Angola, os acidentes de viação são a segunda causa de mortes, a seguir à malária.  

Treze mil e 360 acidentes de viação foram registados em Angola durante o ano de 2022, resultando em dois mil e 999 mortos e 15 mil e 693 feridos. 

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *