Fevereiro 29, 2024

O Sorteio oficial das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo da FIFA 2026, a decorrer de 8 de Junho a 19 de Julho, nos Estados Unidos da América, Canadá e México, será realizado apenas na quinta-feira (13), em Abidjan, Cote d’Ivoire, segundo o site da CAF.

Antes, a tiragem estava sgendada para hoje, quarta-feira, em Cotonou, capital do Benin.

O sorteio será (16 hora, tempo de Angola) ao vivo nas plataformas digitais CAF e CAFONLINE.com – algumas horas depois da 45ª Assembleia Ordinária da Confederação Africana de Futebol (CAF), que também será realizada em Abidjan.

Angola, saliente-se, figura no Pote três, ao lado Uganda, Benin, Mauritânia, Quénia, Congo, Madagáscar, Guiné-Bissau e Namíbia.

Os jogos da primeira e segunda jornada serão disputados entre 13 a 21 de Novembro do ano em curso.  

 (Pote 1)

Marrocos, Senegal, Tunísia, Argélia, Egipto, Nigéria, Camarões, Mali e Côte d’Ivoire

(Pote 2)

Burkina Faso, Ghana, África do Sul, Cabo Verde, República Democrática do Congo (RDC), Guiné, Zâmbia, Gabão e Guiné Equatorial

(Pote 3)

Angola, Uganda, Benin, Mauritânia, Quénia, Congo, Madagáscar, Guiné-Bissau e Namíbia  

(Pote 4)

Moçambique, Gâmbia, Serra Leoa, Togo, Tanzânia, Zimbabwe, República Centro-Africana (RCA), Malawi e Líbia 

(Pote 5)

Níger, Ilhas Comores, Sudão, Rwanda, Burundi, Etiópia, Eswatini, Botswana e Libéria  

(Pote 6)

Lesotho, Sudão do Sul, Ilhas Maurícias, Chade, São Tomé e Príncipe, Djibouti, Seychelles, Eritreia e Somália.

As 54 selecções africanas estarão repartidas em nove grupos de seis formações nacionais e disputam a qualificação no sistema de todos contra todos a duas voltas.  

Os vencedores de cada um dos grupos classificam-se automaticamente para a fase final do mundial, enquanto os quatro melhores segundos disputarão um torneio de 4 selecções, cujo campeão disputará os “Play-offs” das confederações com o 10º classificado para o continente africano.  

Recorde-se que a fase final do Mundial, vai ser disputada por 48 selecções, contra 32 das edições anteriores, nas cidades sedes de Seattle, San Francisco, Los Angeles, Dallas, Houston, Kansas City, Philadelphia, Atlanta, Miami, Boston e Nova Iorque (EUA), Monterrey, Guadalajara e Cidade do México (México), Vancouver e Toronto Canadá). 

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *