Julho 19, 2024

O Bureau Político do MPLA manifestou, esta segunda-feira (24), a sua consternação pelo falecimento do político Francisco Vieira Dias, antigo membro do Comité Central desta formação, ocorrido sábado (22), em Luanda, por doença, aos 80 anos.

Numa nota a que a ANGOP teve acesso, o Bureau Político do MPLA salienta o seu empenho nas acções político-partidárias, enquanto militante de fortes convicções que dedicou grande parte da sua vida ao serviço da formação política.

Refere ainda que Francisco Vieira Dias foi, igualmente, um sindicalista empenhado e defensor dos mais sublimes interesses do Partido e da Nação Angolana.

Ao longo dos anos, desempenhou vários cargos de direcção e chefia na estrutura do MPLA, de que foi membro do Bureau Politico, e na esfera governamental, com realce para os de Primeiro Secretário do MPLA nas províncias de Luanda e Cuanza Norte, acumulando, nesta última, com as funções de Governador provincial.

Salienta ainda a sua “integridade e invulgar simplicidade, bem como o seu modo afável no trato social”.

Com o seu trabalho, descreve, “Francisco Vieira Dias integrou a lista dos militantes do MPLA que, ao longo do tempo, prestaram grande tributo à causa da formação política, cumprindo com zelo, dedicação e sentido patriótico as missões que lhe foram confiadas, sendo responsável pela mobilização de vários membros que ingressarem as suas fileiras”.

Por este motivo, o Bureau Político do MPLA considera que o desaparecimento físico deste político “constitui uma perda irreparável e deixa um vazio impossível de preencher nos anais da história dos dirigentes do Partido”.

Neste sentido, associa-se à dor da família enlutada, endereçando sentidas condolências.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *