Julho 25, 2024

Apresentação dos projectos para massificação do ciclismo e as dificuldades que a modalidade enfrenta em Angola, feita ao Presidente da República, João Lourenço, e o 3º lugar da Selecção Nacional feminina de sub-16, no Afrobasket2023, marca o noticiário da semana desportiva.   

No ciclismo, durante audiência com praticantes, a presidente da Federação Angolana da modalidade (FACI), Cremilda da Chagas Rangel, informou ao Chefe de Estado sobre o plano anual, que tem em vista a realização, em Outubro deste ano, da “Volta Internacional Pepino”.

Segundo a dirigente, a prova terá como ponto de partida a província do Huambo, com passagem por Benguela e Cuanza Sul, terminando em Luanda, bem como a intenção de Angola acolher o Campeonato Africano, em 2024. No encontro, foram também apresentados os três campeões nacionais de estrada, absoluto e feminino.

Quanto ao basquetebol, a equipa angolana ficou na terceira posição do Campeonato Africano, ao vencer a similar da Tunísia, por 50-43, disputado em Monastir, no mesmo país. O Mali foi o vencedor da prova.  

No intervalo do jogo, na Arena Salles Mohamed Mzali, Angola, orientada pelo treinador Francisco Chauangue, estava em vantagem de 30-20. Em masculinos, a Selecção Nacional da categoria não teve a mesma sorte, ao perder para a congénere do Mali, por 56-63, também para o terceiro lugar.           

O futebol adaptado também foi realce, com Misto de Benguela à conquistar o XVII Campeonato Nacional para amputados, após vencer o 1º de Junho B de Luanda, por 3-0, em jogo da final, disputado no Estádio dos Dinizes, em Ndalatando, província do Cuanza Norte.

Os golos da partida foram marcados por Marcos Dias (42´), Pedro Victor (54´) e Hilário Kufula (61´). O campeão destronado, o Misto do Huambo, ficou em quinto, após vitória sobre a congénere do Bié, por 8-0

Ainda do convencional, isenção do Petro de Luanda (campeão nacional) da primeira eliminatória de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões de África de futebol, em função da participação na Superliga continental.

A decisão da Confederação Africana de Futebol (CAF) abrange, também, as restantes equipas do continente, que estarão envolvidas na Superliga no próximo mês de Setembro. As oito formações vão entrar apenas na última eliminatória, que em caso de triunfos entrarão imediatamente para a fase de grupos.

A nível interno, prossegue a preparação das equipas para a próxima época desportiva, com o campeão Petro de Luanda, em estágio em Portugal, bem como a contratação do treinador Zeca Amaral, para o Kabuscorp do Palanca, e regresso de Roque Sapiri, ao Sagrada Esperança da Lunda Norte.     

Ecos, para actividade ministerial, em que a Selecção Nacional juvenil de Artes Marciais Mistas (MMA) foi encorajada, em Luanda, para uma boa prestação no Campeonato do Mundo, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em Agosto.

Em cerimónia de entrega da bandeira à delegação de Angola, para a prova, que se disputa de 2 a 5 de Agosto, a ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, além do incentivo moral, pediu empenho e dedicação aos pequenos lutadores, que viajam no dia 29.

Mais de 20 atletas, em ambos os sexos, fazem parte da comitiva angolana. A entrega da bandeira do país aconteceu na Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela.

No atletismo adaptado, a participação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo, em França, com realce à Juliana Moko (100 e 200m) e Manuel Jaime (1500m), mas sem concretizar à melhoria das marcas pessoais dos integrantes do conjunto do país.

O golfe também esteve em evidência, em que o profissional escocês Douglas McGuigan venceu, em Luanda, o torneio internacional Senior Classic 2023, ao totalizar 206 tacadas, em 54 buracos, disputado no campo dos Mangais. António Sobrinho foi o melhor angolano, figurando no 13º lugar do evento, com saldo negativo de +2, ao totalizar 218.

Os 44ºs Campeonatos Nacionais seniores de andebol, em ambos os sexos, que decorrem nas províncias do Namibe e Huambo, respectivamente, foram, igualmente, referências, nos sete dias. 

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *