Fevereiro 28, 2024

 

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, esta terça-feira, em audiências separadas, os embaixadores da Venezuela, Marlon Labrador, da Côte d’Ivoire, Jean-Marie Santiéro, e do Gabão, Guy Blaise Wezet, com os quais abordou a preparação da reunião mundial parlamentar prevista para Outubro, em Luanda.

Em declarações à impren- sa, após o encontro, Marlon Labrador anunciou que a Venezuela criou um Grupo Parlamentar com Angola, em Abril último, e que “está num processo de formalização através dos canais diplomáticos”.

 “Estamos a olhar para as novas janelas de oportunidades dos dois Parlamentos. Queremos que os dois países consigam interagir e chegar a um patamar de relacionamento histórico a nível da cooperação”, disse o embaixador daquele país da América do Sul.

 Noutra audiência, Carolina Cerqueira abordou, igualmente, questões de interesse parlamentar com o diplomata da Côte d’Ivoire. Jean-Marie Santiéro reiterou o engajamento do país no fortalecimento das relações sólidas e estreitas com Angola.

O embaixador mostrou-se satisfeito pelo convite ao seu país para participar na reunião parlamentar de Outubro próximo. “A presidente fez a honra de entregar-me um convite para participarmos na reunião parlamentar que Angola vai acolher. Estamos agradecidos pelo gesto”, disse.

Já Guy Blaise Nambo Wezet (do Gabão) explicou que o encontro serviu para estar por dentro dos preparativos da Assembleia da União Inter-Parlamentar, além do reforço das relações. “A reunião vai servir para aprofundar relações entre os Parlamentos, reforçar a paz e democracia em todos os países africanos e do mundo”, disse o embaixador gabonês.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *