As trocas comerciais entre Angola e a Índia aumentaram, substancialmente, nos últimos anos, tendo atingido quatro mil milhões de dólares.
A informação foi transmitida, ontem, em Luanda, ao Presidente da República, João Lourenço, pela embaixadora do país asiático em Angola, Pratibha Parkan.
A diplomata informou que, no quadro do comércio bilateral, a balança é favorável a Angola, realçando que, nos últimos anos, as exportações da Índia para o país se saldaram em cerca de 2,6 mil milhões de dólares, quando os indianos registaram um valor mais reduzido.
Em declarações aos jornalistas, no final do encontro de cerca de uma hora, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, a embaixadora declarou que os empresários indianos são atraídos pelas várias oportunidades de negócio no país e respondem ao apelo do Executivo para a diversificação da economia.
Pratibha Parkan disse que os homens de negócios solicitaram propostas para investir em várias regiões do país, com realce nas províncias de Benguela, Lunda-Sul, Namibe, sobretudo, nos sectores do Comércio, Diamantes, Agricultura, Saúde e Processamento de Alimentos.
“Passamos em revista as relações de cooperação bilaterais, sobretudo, nos sectores do Comércio, Saúde, Agricultura, Diamantes”, referiu a embaixadora, salientando que, no quadro das acções futuras com vista ao incremento da cooperação bilateral, tem realizado, em Angola, reuniões presenciais e através de plataformas virtuais com representantes de muitas delegações empresariais indianas, que já manifestaram interesse de investir neste país africano.
A interacção entre os empresários dos dois países tem permitido a criação de iniciativas de investimento em Angola, nos mais variados sectores da Economia, indicou a diplomata indiana, ao confirmar que, no domínio militar, os dois Estados mantêm a cooperação em fóruns multilaterais.
Quanto às visitas recíprocas dos dois Chefes de Estado, a embaixadora indiana apenas respondeu: “A data das visitas está a ser estudada por ambas as partes e no momento apropriado as mesmas vão ser realizadas”.
A Índia estabeleceu relações diplomáticas com Angola em 1985 e, desde então, mantém uma cooperação considerada cordial. O país asiático é o terceiro maior parceiro comercial de Angola.
JA