Fevereiro 29, 2024

Três toneladas de produtos diversos, entre cereais e hortaliças, estão a ser comercializadas na maior bolsa de negócios do Sul de Angola, a Expo-Huíla, que vai na 30ª edição, por 16 agricultores de oito cooperativas agrícolas, de seis municípios província da Huíla e do Namibe, apoiadas pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

Trata-se de cooperativas  provenientes das municípios da Humpata, Gambos, Chibia, Cacula e Caluquembe (Huíla), assim como da  Bibala (Namibe), representadas por dois membros cada, entre mulher e homens, que esperam arrecadar em kwanzas mais de dois milhões, como resultado das vendas.

Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, o assistente de projectos da ADRA para essas duas províncias, Anivaldo Pena, fez saber que a segunda vez que a organização apoia a participação de pequenos produtores em eventos do género.

Nesta conformidade, avançou que as cooperativas trouxeram milho, massango, massambala, trigo, tomate,  couves, cebola, repolho, batata rena e doce,  abóbora, cenoura, ervilha, feijão, farinha de milho, de massango e  outros produtos de origem animal e vegetal transformados em  bolos, sumos e chouriço caseiro, por eles produzidos.

Salientou que para além da vertente da comercialização, as cooperativas também  perspectivam a criação de  pontes de diálogo para o comércio com os potenciais compradores, para que possam acorrer aos municípios já referidos e adquirir os produtos em quantidades mais significativas.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *