Outubro 7, 2024

  A busca pela melhoria das condições sociais, com maior realce para o emprego e saúde, são entre outros, os pedidos dos fiéis, à Nossa Senhora da Muxima, na edição 2023 da peregrinação.

Vindos de todo o país, os fiéis católicos presentes na romaria, exprimem-se de várias formas, por meio de orações e cânticos, clamando à mamã Muxima, bênção para a saúde dos entes queridos, aquisição de bens materiais, entre outros.

Tininha Soares, peregrina vinda do Sumbe, Cuanza Sul, disse que está neste evento para suplicar para a saúde da sua família, paz de espírito e pelo emprego para o esposo.

“É a terceira vez que participo, porque sinto-me bem quando cá estou, sinto o espírito santo abitar em mim e volto sempre mais forte e destemida para enfrentar os problemas diários”, disse.

Mafalda André disse que sempre que pode, faz-se presente nesse recinto de adoração e clama pela realização do seu matrimónio e dos seus filhos.

A religiosa oriunda de Malanje, acredita que quando se pede algo à mamã Muxima com fé, ela atende, por isso tem a certeza da realização dos seus pedidos.

“Em 2016 vim aqui pedir à mamã que me desse emprego e um mês depois consegui e hoje eu também emprego jovens na área da restauração e em projectos agrícolas”, revelou.

Outro devoto, Cristóvão Catchiwe, revelou que a última vez que participou da peregrinação ansiava em casar-se e hoje já é casado e tem filhos, por isso tem a certeza da concretização dos pedidos.

Natural de Ndala Tando, Cuanza Norte, o religioso disse ter vindo mais uma vez, para confirmar a sua fé e lealdade à mamã Muxima, bem como pedir que seus filhos, recém licenciados, consigam emprego.

A noite toda de sexta-feira foi de muitas orações, com cânticos e animação dos padres e do coro, que deixou ao delírio centenas de fiéis.

Os autocarros não param de chegar à vila, cheios de devotos, ávidos em ouvir uma palavra de conforto, alimentando esperanças num futuro melhor para todos.

Nesta manhã de sábado, o dia começou friorento, com sereno, tornando o pavimento escorregadio, pelo que deve se redobrar os cuidados aos automobilistas que se fazem até a vila, uma vez que à entrada tem uma descida de 10%.

A missa de abertura oficial do evento está marcada para às 19 horas, após a chegada da imagem peregrina da mamã Muxima, vinda da Cabala, via fluvial.

A edição 2023 da peregrinação, decorre sob o lema “Com Maria Amemos e Protejamos as Crianças”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *