Nairóbi (Da enviada Especial) – Presidentes e Chefes de Governo de países africanos, incluindo Angola, participam hoje, em Nairobi, a primeira Cimeira Africana do Clima.
O Presidente de Angola, João Lourenço, está a ser representado pela Vice-Presidente, Esperança da Costa, que já se encontra no local do evento, para participar no segmento de alto nível desta Cimeira, organizada pelo governo do Quénia e a União Africana.
No Centro Internacional de Convenções Kenyatta (KICC sigla em inglês), também foram confirmadas as chegadas do Secretário-geral da ONU, António Guterres, da presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, representantes da União Africana e de outros organismos do sistema das Nações Unidas.
Os países africanos, nesta sessão de alto nível, vão traçar uma nova arquitectura de financiamento climático, depois dos incumprimentos por parte dos países industrializados.
No segmento de alto nível da Cimeira Africana do Clima, que junta Chefes de Estado, de Governo, da União Africana, entre outros parceiros, os países vão criar as condições da “Agenda Global para o Clima”.
Nesta sessão em que vão intervir alguns Chefes de Estado e de Governo, incluindo Angola, será adoptada a Declaração de Nairóbi e as de alto nível dos estados-membros e dos convidados.
Sob o lema “ Impulsionando o crescimento verde e soluções de financiamento climático para África e o mundo”, a Cimeira centra-se na apresentação de soluções inovadoras de crescimento verde e de financiamento do clima em África e no mundo.