Mil, quatrocentas e seis famílias nas províncias do Cuanza Norte, Uíge, Zaire e Bengo, estão inseridas num programa de multiplicação de sementes, desenvolvido pela ONG espanhola CODESPA, soube a ANGOP.
O projecto visa acabar com a escassez de sementes na região Norte de Angola, através da introdução de variedades melhoradas de cereais e hortícolas.
Falando nesta quinta-feira à ANGOP, na cidade do Dondo, Cambambe, o coordenador técnico da referida ONG para a região Norte, Moisés de Menezes, esclareceu que as sementes são distribuídas nas escolas de campo nestas províncias.
O projecto começou a ser implementado em Fevereiro deste ano, em simultâneo nas quatro províncias, e já permitiu a criação de 40 escolas de campo.
No quadro do projecto, orçado em 125 mil euros, a ONG distribuiu 50 quilogramas de feijão, sementes de cebola e beringela a cada comunidade.
Nesta altura, as comunidades estão já a recolher os produtos.
Moisés de Meneses disse que em breve as comunidades serão potenciadas com silos herméticos e com sistemas de vedação para defesa contra os insectos.
Os silos, esclareceu, vão permitir a conservação das sementes para as próximas épocas de cultivo e servir de estocagem para as comunidades.
Paralelamente à introduçao de novas sementes, as famílias estão a ser potenciadas com técnicas modernas de cultivo.
Depois da primeira fase, que termina em Abril de 2024, perspectiva-se abranger mais famílias.