
O presidente da Cimeira do Clima COP28, a realizar entre 30 de Novembro e 12 de Dezembro, no Dubai, quer honrar o compromisso assumido nos Acordos de Paris, mantendo a meta de aquecimento global de 1,5ºC, em 2030.
“O nosso principal objectivo ao acolher a COP28 é preservar a possibilidade de evitar que o aquecimento global ultrapasse os 1,5°C”, disse ontem Sultan al-Jaber, que também é ministro da Indústria dos Emirados Árabes Unidos (EAU), na cerimónia de encerramento da Semana do Clima do Futuro, no Dubai.
Al-Jaber mostrou o seu empenhamento em honrar o Acordo de Paris de 2015, no qual os países se comprometeram a limitar o aumento da temperatura média global a um máximo de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Para conseguir travar o aumento das temperaturas, o presidente da COP28 enumerou os quatro pilares do seu plano de acção: acelerar uma transição ordenada, responsável e justa do sector Energético, desenvolver mecanismos de financiamento do clima, melhorar a vida e os meios de subsistência das pessoas, e abordar estes pontos na próxima Cimeira.
“Temos agora de aproveitar a oportunidade oferecida pela COP28 para unir os esforços do mundo para apresentar soluções aplicáveis e eficazes para reduzir os impactos das alterações climáticas”, observou.