Abril 25, 2024

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reinaugura, hoje, o Hospital Geral Especializado Neves Bendinha, também conhecido por Hospital dos Queimados, após obras de reabilitação e ampliação.

A unidade sanitária ganha, com a reabilitação e ampliação, uma área de 1.500 metros quadrados, 93 novas camas, três laboratórios, UTI e Telemedicina.

Segundo uma nota de imprensa, os pacientes com queimaduras que vinham sendo atendidos e os internados no Hospital Municipal do Zango começam a ser transferidos para as novas instalações a partir de amanhã, terça-feira, 3 de Outubro.

Após reabilitação e ampliação, o bloco 1 passou a abrigar um laboratório de última geração, esterilização, depósito de medicamentos com fármacos específicos para queimaduras e outros de uso corrente, auditório com capacidade de 81 lugares e áreas administrativas.

De acordo com a nota, o Bloco 2 possui uma biblioteca e sala de reuniões com videoconferência, enquanto o Bloco 3 acolhe os serviços de manutenção e apoio.

Já o Bloco Operatório conta com duas salas cirúrgicas e duas de recobro com equipamentos de alta tecnologia, tais como dermátomos e expansores de pele de alta complexidade, entre outros, com conexão aos serviços de Telemedicina para proporcionar os melhores cuidados aos utentes.

A ala Sul agora abriga consultórios, uma nova sala de ecografia, sala de Raio X, 2 salas de observação, morgue com 8 gavetas, farmácia, lavandaria e refeitório, enquanto a ala Norte do hospital inclui diversas secções, tais como hemoterapia, enfermarias, sala de curativos, pós-operatório, Central de Oxigénio e de gases medicinais.

A Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) conta com 13 camas, sendo três de isolamento para patologias infecciosas ou doentes imuno-deprimidos.

O Serviço de Laboratório conta com três salas, sendo duas de análises clínicas (interna e externa) e uma de microbiologia.

No Bloco 4 estão um posto de transformação de energia independente e dois grupos geradores para assegurar a continuidade dos serviços e o Bloco 5 alberga as áreas de Fisioterapia e Serviços Administrativos.

Em função do seu avançado estado de degradação, o Presidente da República, João Lourenço, durante uma visita em Agosto de 2018, orientou a reabilitação, ampliação e apetrechamento, com base numa dotação de recursos financeiros do bónus do petróleo para o efeito.

O Hospital Neves Bendinha é uma unidade sanitária de referência no país e tem a missão de oferecer serviços humanizados aos utentes com queimaduras.

A reabilitação de mais esta unidade sanitária, com os benefícios que comporta, enquadra-se nos esforços do Executivo tendentes à melhoria do atendimento da população, assim como das condições de trabalho dos profissionais da Saúde, tendo como objectivo a prestação de cuidados de saúde de qualidade e humanizados.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *