
A SADC, Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, expressou a sua preocupação com a deterioração da situação de segurança e humanitária prevalecente no leste da República Democrática do Congo (RDC).
Em comunicado emitido no final da sessão extraordinária da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorreu em Luanda, Angola, os líderes da região sublinharam os relatos de retoma dos ataques e ocupação de parcelas do território pelo M23, numa clara violação do cessar-fogo.
Cimeira aprova reforço da SAMIDRC
A Cimeira aprovou orientações estratégicas sobre o destacamento da Missão da SADC na RDC (SAMIDRC), destinado a restaurar a paz e a segurança no país.
Os líderes da SADC elogiaram os Estados-Membros que apresentaram propostas de contribuição com meios suplementares para o destacamento da SAMIDRC.
Cimeira reitera compromisso com a paz na região
A Cimeira reiterou a necessidade de a SADC liderar os esforços tendentes à mobilização de recursos, com vista a propiciar a paz e a segurança na região da SADC.
Os líderes da região também expressaram o seu compromisso inabalável com a paz, a segurança e o desenvolvimento na região da SADC.