Junho 14, 2024

O laboratório de microbiologia do Hospital Geral do Uíge (HGU) e o depósito de medicamentos da maternidade local foram inaugurados nesta sexta-feira, na sede provincial, pelo governador desta região, José Carvalho da Rocha.

Com uma capacidade para processar 100 amostras/dia, o laboratório conta com dois microscópios, salas de esterilização, colheitas, preparação de amostras, observação, gabinetes de armazenamento de dados, incubadoras, centrífuga, placas de aquecimento, câmaras de fluxogramas, entre outros compartimentos.

O funcionamento do laboratório, instalado no interior do Hospital Geral do Uíge, será assegurado por quatro biomédicos.

Quanto ao depósito de medicamentos da Maternidade Municipal, orçado em 22 milhões de Kwanzas, conta com uma capacidade para armazenar 40 toneladas de fármacos.

Ao pronunciar-se no acto, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, disse que o laboratório de microbiologia vai ajudar no diagnóstico de diversos problemas de saúde na região.

Na ocasião, o governante apelou às autoridades sanitárias locais para conservarem o empreendimento, assim como uma melhor gestão e utilização dos equipamentos instalados.

Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Saúde do Uíge, Adelaide Malavo, considerou a inauguração do laboratório um ganho para o sector da saúde, justificando que servirá para a realização de estudos de baterias, visando dar tratamento específico a várias doenças. 

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *