Abril 21, 2024

Um dos desafios do Governo Provincial de Luanda (GPL) é vencer as dificuldades de acessibilidade e mobilidade para as pessoas com deficiência, anunciou, domingo, o governador Manuel Homem.

O governador reconheceu, por ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado domingo, que ainda há muitos desafios por vencer em relação a essa camada social. “Temos estado a fazer todo o exercício possível para garantir que estas e outras situações possam ter resultados”, declarou.

Durante uma actividade de integração de equipas de trabalho, os funcionários Clementina Ucucu, Matias Biando e Salomão Sangueve foram distinguidos pelo GPL com alguns bens materiais, como televisores e um telemóvel de marca iPhone.

 
Condição física

Manuel Homem informou que a actividade vai ser realizada trimestralmente na província de Luanda, com todos os funcionários do GPL, com o intuito de melhorar a condição física e promover a empatia entre os colegas.

“Vamos introduzir dentro do currículo de trabalho, acções que permitam fazer exercícios, durante cinco minutos, para melhorar a nossa condição física”, disse.

O “team building” iniciou, ontem,  uma marcha na Marginal de Luanda e encerrou com alguns exercícios físicos e de distensões musculares na Baía de Luanda.

 
A associação

Os acessos ao transporte público e a empregabilidade são as principais dificuldades para as pessoas com deficiência, revelou, ontem, na Baía de Luanda, a representante da Associação Angolana dos Direitos e Inclusão de Mulheres com Deficiência (AADIMD) ao governador Manuel Homem.

Luísa Mendonça disse que além das dificuldades de acesso ao transporte e ao emprego, há, ainda, outros problemas como o acesso aos serviços da administração pública. “Os operadores dos transportes colectivos e privados, por exemplo, deveriam ter empatia e bom senso, porque não precisamos de caridade, mas sim de respeito e cumprimento da prioridade nas paragens”, pediu.

A representante da AADIMD informou que a associação tem registado mais de 2.871 mulheres com deficiência no país.

 
A Data

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado anualmente a 3 de Dezembro, com o objectivo de promover os direitos e bem-estar das pessoas nessa condição, na sociedade e incentivar a participação destes nos vários domínios social, cultural, económico e político.

A data visa, também, sensibilizar a sociedade para a importância do cumprimento da “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” e a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em especial nos pontos que, directa ou indirectamente, estão relacionados com esta causa.

Este ano, a data é assinalada sobre o lema “Unidos na acção para recuperar e alcançar os ODS para, com e por pessoas com deficiência”.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *