Julho 20, 2024

       O Presidente da República, João Lourenço, manifestou profunda consternação pelo falecimento do nacionalista e eminente homem de Cultura RUI Alberto Vieira Dias Rodrigues MINGAS, ocorrido hoje.

 O Chefe de Estado transmitiu pêsames à família, em mensagem uma nota publicada na pagina oficial do Facebook da Presidência

Na nota o Presidente da República João Lourenço realça que recebeu que Rui Mingas foi, personalidade de grande prestígio que em várias frentes e em diversas funções representou com talento, competência e dignidade o nosso país.

“Começou por elevar o nome de Angola no atletismo profissional em Portugal e, desde cedo, se afirmou como compositor e cantor, como símbolo de resistência contra o poder colonial. Pertencem-lhe vários clássicos da música angolana, entre eles a música do Hino Nacional”, diz a nota

Na Angola independente exerceu cargos de responsabilidade política, tanto a nível interno como externo, e cívica, tendo sido deputado da Assembleia Nacional, Secretário de Estado da Educação Física e Desporto,  Embaixador e Reitor de uma universidade privada.

O seu passamento empobrece o nosso país e deixa de luto a sua Família e toda uma vasta legião de amigos e companheiros de trabalho. A todos, em particular à sua viúva e filhos, expressamos as nossas condolências e os nossos sentimentos de pesar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *