Maio 19, 2024

Morreu Mario Zagallo, aos 92 anos, na noite de sexta-feira, no Rio de Janeiro, informou o perfil oficial do ex-seleccionador e jogador do Brasil no instagram.

Na mensagem publicada, citada pela Globo, pode ler-se “é com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.”

Como jogador da selecção brasileira, o “Velho Lobo” ganhou dois Mundiais em 1958 e 1962. 

Como técnico da canarinha, em 1970, no México, alcançou o 3.º título e encantou o mundo do futebol com um estilo de jogo atacante, com jogadores a trocar a bola de pé para pé, com movimentações fluidas e uma identidade que transpôs a realidade da várzea para o relvado, mais tarde vindo a ser cunhado como “Joga Bonito”. 

Ao mesmo tempo, segundo o site “historyofsoccer” é a Mario Zagallo que pertence um registo de 67% de vitórias entre 1970 e 1974. 

Todavia, o legado não ficou por aí e em 1991 assumiu o papel de técnico adjunto do escrete, onde viria a trabalhar com Carlos Alberto Parreira e a participar no “Tetra”, nos EUA, onde Romário e Bebeto foram a dupla mais letal do torneio. 

Hoje, o Brasil e o mundo despedem-se de uma figura incontornável do desporto rei.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *