O Governo conseguiu adjudicar apenas três das nove lojas da rede Poupa Lá, postas à venda em Novembro, em concurso publico via leilão electrónico.
De acordo com um comunicado do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), foram vendidas as lojas do Camama, em Luanda, do Icolo e Bengo, no Bengo, e da Ganda, em Benguela. Todas elas ficaram com o mesmo comprador denominado CAGEA – Companhia Angolana de Empreendimentos (SU).
As lojas da Tchizainga, do Tomboco, do Zango I, de Malembo, do Zinze e Mbuco, não receberam propostas e com isso ficaram sem compradores, apurou o Valor Economico, junto do IGAPE. Estas lojas vão ser novamente colocadas à venda, mas ainda não há uma data para a abertura do concurso.
As três lojas vendidas vão render ao Estado 293,4 milhões de kwanzas.
A rede de lojas Poupa Lá foi criada no âmbito do Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais à População (Presild), com o objectivo de organizar e modernizar a actividade comercial em todo o território nacional, de forma a ampliar a oferta de produtos essenciais à população.
Todas as lojas em concurso estão encerradas.