Junho 14, 2024

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, no princípio da tarde de sexta-feira, em Luanda, o embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, com quem avaliou e considerou proveitosa a visita de Antony Blinken.

O encontro realizou-se na sede do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), e serviu para as duas entidades falarem do sucesso da visita oficial de Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano, efectuada, quinta-feira, à República de Angola.

Em comunicado, o MIREX refere que, durante o encontro, Tulinabo Mushingi aproveitou o momento para agradecer ao Governo angolano a hospitalidade concedida ao chefe da diplomacia norte-americana, nas 24 horas a Luanda, sobretudo a todos que directa ou indirectamente fizeram com que a visita oficial fosse um sucesso.

“Os agradecimentos são extensivos a todos os diplomatas, pessoal de logística, funcionários dos serviços de Segurança e de Inteligência, Protocolo de Estado, Comunicação social de Angola e correspondentes estrangeiros baseados em Luanda, motoristas, dentre outros profissionais”, sublinha o documento a que o Jornal de Angola teve acesso ontem.

Acrescenta que a oportunidade serviu, ainda, para as duas entidades falarem da nova visão de investimentos americanos para Angola, assim como de assuntos regionais, centrados na questão da paz em África e, muito particularmente, na região da SADC.

O conflito que persiste no Leste da República Democrática do Congo foi, igualmente, evocado durante o encontro entre as duas entidades.

A audiência entre o ministro Téte António e o embaixador Tulinabo Mushingi foi presenciada por Felisberto dos Prazeres Martins, director para América, e António Nascimento, responsável pela Comunicação Institucional e Imprensa, além de Márcio Burity, consultor do ministro das Relações Exteriores da República de Angola.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *