Abril 21, 2024

Morreu, esta sexta-feira, aos 47 anos, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, avançaram os Serviços Prisionais Federais (FSIN), num comunicado citado pela imprensa internacional.

“A 16 de Fevereiro de 2024, na colónia prisional n.º 3, o recluso AA Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência”, refere a nota do FSIN da região ártica de Yamal-Nenets, onde se situa a colónia penal onde Navalny cumpria uma pena de 19 anos de prisão.

“O pessoal médico da instituição chegou imediatamente ao local e foi chamada uma equipa de emergência médica. Foram efetuadas todas as medidas de reanimação necessárias, mas sem resultados positivos”, acrescenta. 

“Os médicos de urgência confirmaram a morte do condenado”, completa o comunicado. 

As causas da morte de Navalny estão a ser apuradas. De acordo com a imprensa estatal russa, o Kremlin confirmou que o Presidente russo, Vladimir Putin, já foi informado. 

O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, disse, ainda, que são desconhecidas as causas da morte. “Os médicos têm de esclarecer”, disse Peskov, citado pela agência TASS, depois dos serviços prisionais confirmarem a morte do conhecido opositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *