Abril 21, 2024

A construtora OMATAPALO passou a integrar a rede de empresas denominada “Pacto Global das Nações Unidas”, tornando-se na primeira instituição nacional a aderir a iniciativa das Nações Unidas composto por mais de 24 mil empresas dos 167 países membros.

O Pacto Global das Nações Unidas foi anunciado em 1999 pelo antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, no Fórum Mundial de Davos, e lançado oficialmente no ano 2000, juntando, hoje, mais de 24.500 empresas dos mais diversos sectores, a par de centenas de ONG´s, sindicatos, entidades oficiais e agências da ONU.

A organização pretende promover junto das empresas a adopção voluntária de políticas de responsabilidade social, corporativa e de sustentabilidade, com vista ao desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.

O Pacto Global, que em Angola tem apenas 23 empresas integrantes, incluindo a OMATAPALO, tem como ambição acelerar e reforçar o impacto global dos negócios sobre as sociedades, levando as empresas a adoptar 10 princípios relacionados com direitos humanos, trabalho, ambiente e combate à corrupção.

Ao aderirem ao Pacto, as empresas comprometem-se a comunicar anualmente os progressos na implementação dos 10 princípios nas suas estruturas de negócios, cultura e operações diárias.

As empresas devem ainda trabalhar no sentido do cumprimento dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, numa lógica de colaboração e inovação, em áreas como a redução da pobreza, igualdade de género, mudanças climáticas e de trabalho digno, avançou a construtora em comunicado envidado pelo JA Online.

Para o presidente do Conselho Administrativo da construtora, Pedro Santos, citado na mesma nota, “a integração da OMATAPALO no Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa de responsabilidade social corporativa do mundo, é um motivo de grande orgulho que, por outro lado, vem reforçar a responsabilidade em contribuir para que os negócios tenham impacto positivo junto das pessoas, das comunidades e sociedades, a par do ambiente, temas que estão no ADN desde o primeiro dia.

JA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *