Abril 25, 2024

Os presidentes Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo (RDC), e João Lourenço, encontram-se reunidos na Cidade Alta, em Luanda, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, 27.

Embora a Presidência ainda não tenha feito comunicado sobre a visita, sabe-se que sobre a mesa está em debate os avanços dos conflitos no leste da RDC.

De recordar, que em Adis Abeba, Etiópia, o Chefe  de Estado angolano manteve um encontro com Félix Tshisekedi, à margem dos trabalhos da ​37.ª​ Cimeira da União Africana (UA), após realização, também na capital etíope, de uma cimeira extraordinária sobre a situação no leste da República Democrática do Congo, com a participação de nove chefes de Estados.

Desde a intensificação dos conflitos entre as Forças Armadas da RDC e o M23, em Kivu do Norte, que Kinshasa e Kigali estão de costas viradas, com a RDC a acusar o Ruanda de financiamento ao grupo rebelde, acusação negada pelo presidente Kagame.

Numa nova página do conflito, recentemente, os Estados Unidos da América reconheceu publicamente e condenou o apoio de Ruanda ao M23, apelando ao governo ruandês para retirar imediatamente todas as suas forças do Congo.

Apelou, igualmente, aos rebeldes para se retirarem das suas actuais posições perto de duas áreas urbanas na província do Kivu do Norte.

CK

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *