Maio 24, 2024

O angolano do Atlanta Hawks, da Liga Norte-americana de basquetebol (NBA), Bruno Fernando, será um dos rostos do projecto de desenvolvimento desportivo, a ser implementado no país.

O facto foi avançado esta sexta-feira, em Luanda, pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, após audiência, à porta fechada, concedida ao único angolano a evoluir na maior prova da modalidade no mundo.

Sem avançar mais dados sobre o referido projecto nacional, o ministro informou apenas que abrangerá várias modalidades, envolvendo outros atletas como figuras de marketing.

Rui Falcão enalteceu a performance de Bruno Fernando, na presente época, o que demonstra que o atleta precisava de oportunidades para ficar entre os grandes.

“Somos felizes por termos um jogador na NBA, algo que deve orgulhar qualquer angolano. Queremos que mais jovens cheguem lá”, referiu. 

Manifestou o desejo de um dia ver Bruno Fernando eleito MVP da NBA, sendo isso possível pela sua disposição pelo trabalho contínuo.

Rui Falcão disse acreditar que o outro angolano, Celton Miguel, também residente nos EUA, poderá ser o próximo a “militar” na NBA, pelos números que tem produzido.

Celton Miguel consta das escolhas para o próximo Draft da NBA e tem o seu nome no portal de transferências da NCAA.

Por seu turno, Bruno Fernando agradeceu a audiência concedida e realçou o apoio das autoridades angolanas e dos angolanos em geral, facto que o ajuda a trabalhar ainda mais, em prol do seu crescimento desportivo. 

De férias no país, o poste da selecção nacional, referiu que o encontro com o Ministro da Juventude e Desportos serviu para apresentar as suas ideias sobre o basquetebol, porque sente a “obrigação” de ajudar a modalidade que o projectou para o mundo.

Informou que muito brevemente fará chegar ao MINJUD, o  projecto físico daquilo que desenhou para Angola. 

Sobre o estado da modalidade no país, o referiu que tem vindo a crescer com o surgimento de novas equipas, sobretudo em Luanda, que continua a ser a maior praça do basquetebol.

“O nosso basquetebol está bom pelo que vi em alguns jogos da fase final do campeonato, mas existe sempre espaço para melhorias e vamos sempre ajudar no que for possível”, disse o jogador de 2, 8 m.

Bruno Fernando, formado pelo 1º de Agosto, é o primeiro e único angolano a evoluir na NBA,  tendo representado já as equipas dos Boston Celtics, Houston Rockets e actualmente o Atlanta Hawks.

Angop

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *