Junho 14, 2024

O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, inaugurou esta sexta-feira, 17 a Hidroeléctrico do Luachimo, na Lunda Norte. O referido projecto teve um prazo de execução de 87 meses, tendo criado 1000 empregos directos, abrangendo uma população de cerca de 10.000 famílias.

A redacção

Esta estruturante e estratégica infraestrutura, foi construída na década de 50, para abastecer de energia eléctrica a cidade do Dundo e áreas mineiras próximas, sendo que, actualmente, conta com um novo circuito hidráulico e central com 34 MW de potência instalada, equipada com 4 grupos geradores de 8,5 MW cada.
A obra consistiu na reabilitação do empreendimento existente e no seu aumento em termos de capacidade de produção de energia eléctrica para o atendimento às necessidades da Lunda Norte. O referido projecto teve um prazo de execução de 87 meses, tendo criado 1000 empregos directos, abrangendo uma população de cerca de 10.000 famílias.
Na sequência da missão pelo Leste do País, o titular do Sector da Energia e Águas, vai testemunhar o Acto de Consignação e Lançamento da Pedra do Projecto de Construção da Linha de 86 Km do Corredor Dundo e Nzagi.
Um projecto que surge no âmbito dos objectivos definidos pelo Executivo angolano que visa garantir o acesso da população à energia eléctrica e melhorar as condições sociais, assim como desenvolver o sector agro-pecuário e mineiro. Neste sentido, foi idealizado este projecto de reabilitação da linha existente entre o AH Luachimo e a SE Nzagi.
Destaca-se que o projecto consiste na Reabilitação das Subestações do Nzagi, Fucauma e na Electrificação das localidades de Mucumbo, Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Nzagi. Nestas localidades serão executadas as redes de distribuição em MT, a 30 Kv e a rede de distribuição de BT, assim como a instalação dos respectivos postos de transformação, além da execução de cerca de 1500 novas ligações domiciliares e de 500 pontos de Iluminação Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *