Angola participa na 77ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS77) que se reúne sob o lema “Todos pela Saúde, Saúde para Todos”, em Genebra, Suíça, de 27 de Maio a 01 de Junho.
A delegação angolana será chefiada pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, acompanhada pela embaixadora Margarida Izata, representante da Missão Permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e outras Organizações internacionais, em Genebra, entre outros diplomatas.
A 77ª Assembleia Mundial da Saúde é considerada como uma plataforma fundamental para abordar e enfrentar os actuais desafios globais de saúde, como o VIH, o sarampo, a cólera, a poliomielite, hipertensão e obesidade, num cenário pós pandemia.
Em relação às questões temáticas, a AMS77 analisará assuntos de interesse internacional, dentre os quais: saúde universal, acompanhamento da declaração política da terceira reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre a prevenção e controlo de doenças não transmissíveis, prevenção e controlo de infecções, resistência antimicrobiana e mudanças climáticas e saúde.
As discussões mais relevantes terão como base as alterações ao regulamento Sanitário Internacional (2005), bem como os resultados do trabalho do órgão de negociação intergovernamental para redigir e negociar uma convenção, acordo ou outro instrumento internacional da OMS sobre prevenção, preparação e resposta a pandemias.
Durante o evento, a ministra Silvia Lutucuta vai manter encontros bilaterais com algumas personalidades, bem como participar em sessões de trabalho promovidas por organizações internacionais no domínio da saúde.
A agenda da governante inscreve ainda eventos paralelos propostos por países amigos, assim como conceder audiências solicitadas por eminentes personalidades ligadas à luta internacional contra a proliferação de doenças negligenciadas como a lepra, entre outras.
Angop