O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, está ,desde sexta-feira,na República do Rwanda, como observador das Eleições Presidenciais e Legislativas, a serem realizadas hoje, naquele país africano.
Segundo informações divulgadas no site da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva participou ontem na conferência para os Observadores Eleitorais, dirigida pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (NEC) do Rwanda, Oda Gasinzingwa, e pela vice-presidente, Mutimukeye Nicole.
A conferência para os Observadores Eleitorais, sublinha o documento, teve como objectivo informar sobre o papel dos observadores durante o processo eleitoral, bem como esclarecer algumas inquietações que eventualmente vão surgir durante o processo.
No sábado, a delegação da Comissão Nacional Eleitoral angolana, composta por quatro membros, foi recebida em audiência pelo presidente Oda Gasinzingwa e pela vice-presidente, Mutimukeye Nicole, seguido de uma visita às instalações da instituição.
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral participa como observador das Eleições Presidenciais e Legislativas do Rwanda a convite do seu homólogonOda Gasinzingwa.
Embaixadores africanos informados sobre eleições
O embaixador de Angola no Rwanda, Eduardo Filomeno Bárber Octávio, em companhia de mais 12 diplomatas e altos-comissários do Grupo Africano acreditados naquele país, estiveram reunidos, sexta-feira, no Centro de Convenções de Kigali (KCC), com o objectivo de serem informados sobre o processo de observação das Eleições Presidenciais e Legislativas, a ter lugar hoje, 15 de Julho.
De acordo com a nota de imprensa a que o Jornal de Angola teve ontem acesso, a reunião, que juntou membros da Missão Conjunta de Observadores da União Africana (COMESA), embaixadores e altos-comissários do Grupo Africano, foi de carácter informativo e permitiu a partilha de informações e experiências sobre os processos de observação e boas práticas eleitorais.
Dos 19 países africanos acreditados no Rwanda, refere a nota informativa, estiveram presentes na reunião os embaixadores da República de Angola, África do Sul, Argélia, Congo-Brazzaville, Egipto, Quénia, Líbia, Marrocos, Senegal, Tanzânia, República Democrática do Congo, Sudão e Zimbabwe.
Segundo o documento, o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola, Eduardo Filomeno Bárber Octávio, participou no encontro na qualidade de decano interino do Grupo Africano.
Em relação à COMESA, o documento refere que a delegação foi chefiada pelo ex-Presidente de Cabo Verde, orge Carlos de Almeida Fonseca, do antigo Primeiro-Ministro da República do Uganda, Ruhakana Rugunda, e de membros do Comité de Anciãos da União Africana.
Durante a reunião, os participantes constataram, també, que até ao momento da campanha eleitoral, os rwandeses têm
Sido “um exemplo para África e o Mundo”, pela sua grande capacidade de mobilização num clima de segurança, fraternidade e cordialidade, factores que ajudam a consolidar a democracia, a reconciliação e o desenvolvimento político do país.